Menu Dinâmico
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Menu Dinâmico
Introdução
Criar um menu dinâmico é um ferramenta muito
útil por vezes. Este tutorial demonstra como criar um menu dinâmico
e como incluir submenus.
A raíz da timeline contem um movie clip, chamado
“menu MC”, que contem os movie clips que são necessários
para que o menu cresça. Na frame actions que se encontra na raíz,
uma série de variáveis, representando o menu e os submenus
de items, são declarados. Estes podem igualmente ser armazenados
num ficheiro externo e lidos no filme quando este é lido. A variavel
“total” é usado para manter presente o numero de items
no menu principal. Neste exemplo, os items do submenu são numerados
de uma forma que os primeiros números depois de “stext”
representam o número do item do menu que estamos a chamar, enquanto
que o último número é o identificador dentro do menu.
Por exempl, stext11 é o primeiro item do submenu do item 1 do menu
principal, enquanto que o stext42 é o segundo item do submenu,
chamado item 4 do menu principal. Poderemos alterar os valores de acordo
com as nossa preferências.
Dentro do filme “menu MC” existem mais dois
clips representando o menu principal e os botões do submenu. O
primeiro passo para gerar um menu, é criar os botões do
menu principal usando o duplicateMovieClip num loop limitado pelo comando
_root.total.
O próximo passo é inicializar os botões
do submenu, posicionando-os e de seguida escondendo-os de forma não
revoltarem a ser vistos, até contrário. Verificando se uma
variável de um determinado item de menu, se existe, circunscrevemos
de ter que seguir o processo completo para os itens do menu que não
contêm submenus. Esses submenus que existem estão numerados
usam o esquema descrito anteriormente.
Quando os botões dos menus são clicados,
deve existir uma forma de fechar os itens do menu que estão correntemente
abertos. Talvez a maneira mais fácil é simplesmente trocar
o estado de visibilidade de todos os items dos submenus e move-los para
os botões do menu principal, retornando-os à posição
original.
Esta função é a primeira chamada
noutra função que é chamada quando um dos items do
menu é clicado. A chamada para esta função está
localizada nos botões dos items dos menus.
Este ficheiro de Flash permitirá uma criação
até 99 items no menu, possibilitando a cada um deles até
9 subitems. Se resolvermos ajustar a numeração e a matemática
usada para derivar a variável “choice”, poderemos extender
o número de subitems. Estes podem ser ainda mais refinados, sendo
necessário para isso adicionar um script na função
reset, que irá testar somente para os botões que estão
visíveis.
Para usar os botões para ler as URLs, simplesmente
adicionem as referencias de URL apropriadas na lista de variáveis.
Por exemplo, na criar um link para flashwebtraining.com a partir do submenu
button stext21:
De seguida no botão do movie clip do submenu,
deveremos adicionar o seguinte código:
Para assegurar que o URL abre numa nova janela do browser,
adicionem “_blank” à função getURL:
Igualmente, isto pode ser usado para chamar uma URL para
frame já nomeada, ou para chamar um Javascript. Usando uma abordagem
similar, permite que os botões contenham diferentes scenes de acesso
na _root, embora seja importante, fazê-lo, para relembrar que os
nomes das scenes não serão reconhecidas através dos
movie clips do menu, e o link criado terá de ser único nos
nomes das fra
Criar um menu dinâmico é um ferramenta muito
útil por vezes. Este tutorial demonstra como criar um menu dinâmico
e como incluir submenus.
A raíz da timeline contem um movie clip, chamado
“menu MC”, que contem os movie clips que são necessários
para que o menu cresça. Na frame actions que se encontra na raíz,
uma série de variáveis, representando o menu e os submenus
de items, são declarados. Estes podem igualmente ser armazenados
num ficheiro externo e lidos no filme quando este é lido. A variavel
“total” é usado para manter presente o numero de items
no menu principal. Neste exemplo, os items do submenu são numerados
de uma forma que os primeiros números depois de “stext”
representam o número do item do menu que estamos a chamar, enquanto
que o último número é o identificador dentro do menu.
Por exempl, stext11 é o primeiro item do submenu do item 1 do menu
principal, enquanto que o stext42 é o segundo item do submenu,
chamado item 4 do menu principal. Poderemos alterar os valores de acordo
com as nossa preferências.
Dentro do filme “menu MC” existem mais dois
clips representando o menu principal e os botões do submenu. O
primeiro passo para gerar um menu, é criar os botões do
menu principal usando o duplicateMovieClip num loop limitado pelo comando
_root.total.
for (i=1; i<=_root.total; ++i) {
menuMC.duplicateMovieClip("menuMC"+i, i);
this["menuMC"+i]._y = this["menuMC"+(i-1)]._y+this["menuMC"+(i-1)]._height;
this["menuMC"+i].choice = i;
levelTrack = i;
}
O próximo passo é inicializar os botões
do submenu, posicionando-os e de seguida escondendo-os de forma não
revoltarem a ser vistos, até contrário. Verificando se uma
variável de um determinado item de menu, se existe, circunscrevemos
de ter que seguir o processo completo para os itens do menu que não
contêm submenus. Esses submenus que existem estão numerados
usam o esquema descrito anteriormente.
for (i=1; i<=_root.total; ++i) {
if (_root["subText"+i]>=1) {
name = "stext"+i;
for (n=1; n<=_root["subText"+i]; ++n) {
levelTrack += 1;
subMenuMC.duplicateMovieClip(name+n, levelTrack);
this[name+n]._visible = false;
this[name+n].choice = (i*10) + n;
}
this[name+1]._y = this["menuMC"+i]._y+this["menuMC"+i]._height;
for (n=2; n<=_root["subText"+i]; ++n) {
this[name+n]._y = this[name+(n-1)]._y+this[name+(n-1)]._height;
}
}
}
Quando os botões dos menus são clicados,
deve existir uma forma de fechar os itens do menu que estão correntemente
abertos. Talvez a maneira mais fácil é simplesmente trocar
o estado de visibilidade de todos os items dos submenus e move-los para
os botões do menu principal, retornando-os à posição
original.
function resetMenu() {
for (i=1; i<=_root.total; ++i) {
if (_root["subText"+i]>=1) {
name = "stext"+i;
for (n=1; n<=_root["subText"+i]; ++n) {
this[name+n]._visible = false;
}
}
this["menuMC"+i]._y = this["menuMC"+(i-1)]._y+this["menuMC"+(i-1)]._height;
}
}
Esta função é a primeira chamada
noutra função que é chamada quando um dos items do
menu é clicado. A chamada para esta função está
localizada nos botões dos items dos menus.
function submenuShow() {
resetMenu();
if (_root["subText"+choice]>=1) {
name = "stext"+choice;
for (n=1; n<=_root["subText"+choice]; ++n) {
this[name+n]._visible = true;
}
this["menuMC"+(choice+1)]._y = this[name+(n-1)]._y+this[name+(n-1)]._height;
for (i=choice+2; i<=_root.total; ++i) {
this["menuMC"+i]._y = this["menuMC"+(i-1)]._y+this["menuMC"+(i-1)]._height;
}
}
}
Este ficheiro de Flash permitirá uma criação
até 99 items no menu, possibilitando a cada um deles até
9 subitems. Se resolvermos ajustar a numeração e a matemática
usada para derivar a variável “choice”, poderemos extender
o número de subitems. Estes podem ser ainda mais refinados, sendo
necessário para isso adicionar um script na função
reset, que irá testar somente para os botões que estão
visíveis.
Para usar os botões para ler as URLs, simplesmente
adicionem as referencias de URL apropriadas na lista de variáveis.
Por exemplo, na criar um link para flashwebtraining.com a partir do submenu
button stext21:
stext21 = "cachorrinhos";
urls21 = "http://www.flashwebtraining.com";
De seguida no botão do movie clip do submenu,
deveremos adicionar o seguinte código:
on (release) {
myURL = eval("_root.urls"+choice);
if(myURL != null){
getURL(myURL);
}
}
Para assegurar que o URL abre numa nova janela do browser,
adicionem “_blank” à função getURL:
getURL(myURL, "_blank");
Igualmente, isto pode ser usado para chamar uma URL para
frame já nomeada, ou para chamar um Javascript. Usando uma abordagem
similar, permite que os botões contenham diferentes scenes de acesso
na _root, embora seja importante, fazê-lo, para relembrar que os
nomes das scenes não serão reconhecidas através dos
movie clips do menu, e o link criado terá de ser único nos
nomes das fra
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