Efeito de Typewriter
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Efeito de Typewriter
Primeiro Passo:
Como já poderão ter notado na imagem acima incluída
– necessitaremos de 3 frames para criar este nosso efeito. Foi optado
por separar por layers diferentes, as actions, os buttons e o text, mas
isto é meramente por uma questão de estrutura. Criem uma
caixa de texto dinâmica, e atribuam-lhe o nome ‘textbox’.
Isto deverá prolongar-se pelas 3 frames.
Segundo Passo:
Estamos então prontos para criar as acções que permitam
que isto tudo funcione:
§Na frame 1 da layer actions, iremos definir o texto que desejamos
que venha a aparecer. Usem “\n”, sempre que necessitarem de
criar uma nova linha. A frame 1 contém as seguintes acções:
o tiver feito leva um número Q de caracteres desde o início
da nossa string e dispõe no campo de texto. A frame 2 contém
as seguintes acções:
a frame 3 contém a seguinte acção:
Criem um botão, na frame 1 da layer button, e coloquem-no na
vossa stage. Este botão deverá accionar o efeito da máquina
de escrever, tendo para isso um pequeno código associado a este
botão (cliquem com o botão direito do rato sobre o botão
criado e escolham a opção de Actions).
O botão contém as seguintes acções:
de escrever.
Como já poderão ter notado na imagem acima incluída
– necessitaremos de 3 frames para criar este nosso efeito. Foi optado
por separar por layers diferentes, as actions, os buttons e o text, mas
isto é meramente por uma questão de estrutura. Criem uma
caixa de texto dinâmica, e atribuam-lhe o nome ‘textbox’.
Isto deverá prolongar-se pelas 3 frames.
Segundo Passo:
Estamos então prontos para criar as acções que permitam
que isto tudo funcione:
§Na frame 1 da layer actions, iremos definir o texto que desejamos
que venha a aparecer. Usem “\n”, sempre que necessitarem de
criar uma nova linha. A frame 1 contém as seguintes acções:
Na frame 2 verifica se todos os caracteres foram dispostos, se não
q=1;
text=”Aqui escreve-se o texto que se pretende”;
stop();
o tiver feito leva um número Q de caracteres desde o início
da nossa string e dispõe no campo de texto. A frame 2 contém
as seguintes acções:
A frame 3 é somente uma frame para criar um loop. Para tal efeito,
if (q < text.length) {
textbox = text.substring(0, q);
q++
} else {
textbox = text;
gotoAndStop(1);
}
a frame 3 contém a seguinte acção:
Terceiro Passo:
gotoAndPlay(2);
Criem um botão, na frame 1 da layer button, e coloquem-no na
vossa stage. Este botão deverá accionar o efeito da máquina
de escrever, tendo para isso um pequeno código associado a este
botão (cliquem com o botão direito do rato sobre o botão
criado e escolham a opção de Actions).
O botão contém as seguintes acções:
Desta forma simples e eficaz, se consegue criar um efeito de máquina
on (release) {
play();
}
de escrever.
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